Personalização de Aplicativos Móveis: O Que É, Por Que Importa e Principais Estratégias
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A pegajosidade do aplicativo diz respeito a ter uma experiência interativa que seus usuários adoram — e desejam retornar.
De acordo com nosso Relatório de Verificação de Pulso de Personalização, 56% dos consumidores da América do Norte desejam uma experiência de compra personalizada das marcas em que compram regularmente. E 44,6% disseram que queriam que isso fosse na forma de experiências interativas de aplicativos móveis.
O fato é que os clientes estão procurando experiências personalizadas e adaptadas que entendam intuitivamente suas preferências e intenções. E se você não puder fornecer isso, eles buscarão em outro lugar.
Os melhores profissionais de marketing usam a personalização de aplicativos móveis para criar uma experiência única para seus clientes, promovendo o engajamento e a fidelidade à marca. Neste artigo, ajudaremos você a aprimorar seus esforços de personalização de aplicativos móveis, abordando o que é, por que é importante e como implementar uma estratégia bem-sucedida.
Para começar, vamos definir o que queremos dizer com personalização de aplicativos móveis, como ela funciona e os métodos de personalização mais comuns que você deve conhecer.
O que é Personalização de Aplicativos Móveis?
A personalização de aplicativos móveis é o processo de criar experiências de aplicativos personalizadas com base nas preferências, interesses e comportamento do usuário. Isso inclui adaptar elementos dentro do aplicativo, como a interface, o processo de integração e o conteúdo, bem como elementos fora do aplicativo, como notificações push.
Os profissionais de marketing usam a personalização de aplicativos para impulsionar o engajamento do usuário, melhorar a retenção e aumentar as conversões e receitas.
Como Funciona a Personalização de Marketing de Aplicativos Móveis
O objetivo da personalização de aplicativos móveis é oferecer experiências dentro do aplicativo que sejam personalizadas com base nas preferências do usuário.
Para fazer isso de forma eficaz, os profissionais de marketing precisam coletar e analisar informações sobre padrões de compra, características de personalidade, preferências e interesses; criar personas de compradores com base na segmentação de clientes; e depois adaptar mensagens e experiências hiperpersonalizadas para diferentes personas de compradores.
Abaixo, descrevemos detalhadamente os três principais passos do processo de personalização de aplicativos.
Coleta de Dados
A base de qualquer estratégia de personalização é os dados sobre os quais ela é construída. Sem dados precisos e confiáveis, é impossível implementar um programa de personalização bem-sucedido.
Primeiro, os profissionais de marketing coletam e organizam os dados dos usuários do aplicativo, incluindo informações de perfil, dados de uso do aplicativo, localização geográfica, histórico de compras e atividade em mídias sociais. Esses dados serão essenciais no desenvolvimento da estratégia geral de personalização do aplicativo, bem como em campanhas e mensagens individuais. Ao utilizar esses dados efetivamente, os profissionais de marketing podem redefinir a jornada do cliente para focar nos desejos e necessidades do cliente, inserindo isso na experiência geral do aplicativo (e em cada campanha individual).
Aperfeiçoar o engajamento do usuário na personalização do aplicativo é extremamente dependente de dados. Uma ferramenta como o MoEngage é vital para lidar e processar grandes volumes de dados rapidamente e de forma confiável, para que você possa se concentrar na otimização de suas campanhas e mensagens.
Segmentação de Clientes
Mesmo o conjunto de dados mais preciso e abundante não serve de nada a menos que possa ser utilizado adequadamente para criar experiências personalizadas que impulsionem o engajamento.
O segundo passo é usar os dados coletados para segmentar os clientes com base em demografia, localização e atividade e comportamento anteriores. Quanto mais granular você puder ser, mais focadas, nuanceadas e refinadas suas estratégias de personalização podem ser. Crie perfis de consumidores com base em características comuns.
Certifique-se de que a segmentação que você realiza e as personas que você cria produzam resultados que permitam que você desenvolva estratégias e táticas de marketing exclusivas e personalizadas que aumentem o engajamento.
Segmentação e Personalização
O objetivo é poder oferecer campanhas de marketing extremamente segmentadas que se conectem com seus clientes. Para fazer isso, você precisará canalizar os dados que coletou e os segmentos que criou para direcionar e focar seus esforços de marketing personalizados.
Agora que você coletou dados e segmentou os clientes em personas de compradores precisas, pode começar a realmente usar esses dados para criar experiências hiperpersonalizadas que ressoem com seu público.
Vá além de simplesmente trocar o nome do cliente, construindo experiências realmente personalizadas do início ao fim que mudam completamente a forma como cada cliente interage com seu aplicativo e marca. Utilize o histórico de compras para sugerir produtos relacionados ou similares, utilize dados de navegação como intenção para criar ofertas personalizadas e envie notificações com base nos interesses pessoais do usuário.
Quanto mais focado você puder ser no direcionamento de suas campanhas de personalização, mais tração você ganhará, o que se traduz em maior engajamento, fidelidade à marca mais profunda e conversões mais altas.
Tipos de Personalização de Aplicativos Móveis
Seja você envolvido em personalização B2B ou B2C, existem vários tipos de personalização móvel que você pode aproveitar para melhorar a experiência do cliente e adaptá-la às preferências únicas de cada indivíduo.
A personalização de conteúdo envolve personalizar o conteúdo (web, mensagens e anúncios) que um cliente vê com base em suas preferências, localização geográfica, histórico de pesquisa e outros pontos de dados relevantes.
A personalização da interface do usuário envolve personalizar a aparência, sensação e design da interface do aplicativo com base nas necessidades e preferências do cliente. Isso pode incluir ajustes dinâmicos no tamanho da fonte, esquema de cores, layout e caminho de jornada que cada usuário experimenta.
A personalização de notificações push envolve personalizar o momento, conteúdo e assunto das notificações push com base nos interesses, comportamento e atividade do cliente.
A personalização com base na localização envolve personalizar recomendações de produtos e serviços, promoções e descontos e anúncios com base na localização geográfica do cliente.
A personalização comportamental envolve personalizar a experiência do aplicativo com base na atividade e comportamento anterior do cliente dentro do aplicativo, levando em consideração métricas de uso para otimizar a experiência do cliente.
Embora você não precise fazer tudo isso, deve tentar empregar o maior número possível dessas estratégias para obter os melhores resultados. Algumas estratégias serão mais (ou menos) eficazes do que outras com base em sua indústria e caso de negócios, então você vai querer testar diferentes estratégias para ver o que funciona melhor.
Por que a Personalização de Aplicativos Móveis é Importante
Os consumidores modernos exigem muito de seus aplicativos móveis, esperando uma interface intuitiva e uma experiência do cliente sem falhas. E se não conseguirem, procurarão em outro lugar pelo que desejam. A maioria dos clientes espera que você saiba o que eles querem, às vezes até antes de eles mesmos saberem.
Enquanto seu objetivo final é aumentar as conversões e a receita, a personalização de aplicativos móveis ajuda você a chegar lá fazendo o seguinte:
Aumentar o Engajamento e a Retenção


A personalização de aplicativos móveis se manifesta de muitas formas diferentes.
Forneça recomendações de produtos direcionadas, informe os clientes sobre novos lançamentos e faça upselling ou cross-selling para aumentar os gastos. Use alertas baseados em localização para envolver os clientes locais. Introduza um programa de fidelidade para melhorar a retenção e cultivar a fidelidade à marca. Execute campanhas de retargeting para reconquistar clientes perdidos e reduzir a rotatividade.
A lista é praticamente interminável, mas todos esses esforços têm os mesmos objetivos: aumentar o engajamento do cliente, melhorar a retenção e promover a fidelidade à marca. Personalizar a experiência do aplicativo em cada um desses pontos de contato proporcionará ainda mais tração com seus usuários, aumentando a aderência do aplicativo e a retenção de usuários.
Enriqueça e Simplifique a Experiência do Cliente


Experiências significativas, ricas em valor para o cliente são fundamentais para conquistar clientes e mantê-los por um longo período. A personalização é a chave para levar as experiências do cliente a um novo nível, melhorando a satisfação do cliente e, consequentemente, a retenção.
Os consumidores são mais propensos a continuar comprando de marcas que reconhecem — e reconhecem — seus interesses, oferecem recomendações de produtos e conteúdo relevantes, personalizam sua experiência de usuário, simplificam sua jornada do cliente e geralmente lembram de suas preferências, necessidades e feedback.
As experiências de aplicativos personalizadas tornam isso possível ao capacitar equipes para adaptar trajetórias de jornada do cliente únicas de acordo com suas preferências e interesses.
Aumente a Fidelidade à Marca


Claro, consolidar uma única compra é ótimo, mas construir uma verdadeira fidelidade à marca que traga compras repetidas significará um verdadeiro sucesso para o seu negócio. No final do dia, o aumento do engajamento e a melhoria da retenção levam a uma coisa: melhor fidelidade à marca.
Se você não estiver fornecendo o toque pessoal que seus clientes desejam, falhará em se conectar com eles e lutará para acompanhar sua concorrência.
Personalizar recomendações de produtos, comunicações de marketing e jornadas de usuário no aplicativo melhorará a experiência do cliente, humanizará sua marca e aprimorará o relacionamento que você constrói com seus clientes. Este relacionamento focado no resultado impulsiona o engajamento, fomentando clientes leais que apoiarão (e advogarão) sua marca.
5 Estratégias de Personalização de Aplicativos Móveis para Melhorar suas Métricas
A personalização bem-sucedida do aplicativo não acontece por conta própria; requer um planejamento sério e uma execução eficaz. Abaixo, cobrimos cinco estratégias principais para melhorar seu programa de personalização de aplicativos móveis.
Aproveite os Dados Transacionais e Comportamentais em Vários Canais A personalização começa com a compreensão dos padrões e preferências de seus clientes em todos os canais que eles usam para interagir com sua marca. Se você segmentar esses dados, não terá uma imagem completa do relacionamento que possui com seu cliente, ou uma compreensão clara de como eles interagem com sua marca.
Certifique-se de coletar — e amalgamar — dados de vários canais e pontos de contato, incluindo web, e-mail, mídias sociais, interações na loja e muito mais. Analise a riqueza de dados que você coletou como um todo para criar segmentos de clientes com base em demografia, preferências e comportamento, e depois use essas percepções para personalizar a experiência no aplicativo de uma forma que esteja alinhada com seus outros canais.
Exemplo Os melhores profissionais de marketing não apenas fornecem experiências omnichannel, mas também coletam dados entre canais para entender completamente como os clientes interagem com sua empresa (tanto no aplicativo quanto fora dele).
A Netflix coleta uma riqueza de dados de visualização e atividade do usuário, não importa em qual dispositivo você está assistindo, para garantir que sua experiência seja sempre personalizada com base em sua atividade mais recente — independentemente de onde você está assistindo. Isso permite que eles acompanhem seus programas recentemente visualizados em todos os aplicativos, além de servir o conteúdo mais relevante aos usuários.
Aumente as Compras no Aplicativo com Recomendações de Produtos Relevantes As recomendações de produtos personalizadas aumentam as compras no aplicativo, fornecendo aos clientes recomendações relevantes que atendam às suas necessidades e interesses. Não faça apenas suposições, use dados do cliente para personalizar recomendações de produtos com base nas preferências, histórico de compras e atividades anteriores de seus clientes.
Teste e otimize continuamente suas recomendações para melhor atender aos desejos dos clientes e aumentar o engajamento. Com o tempo, isso melhorará a retenção de clientes e a fidelidade à marca.
Personalize a Experiência para iOS e Android
Em grande parte, você deseja garantir que mantenha uma experiência consistente em diferentes dispositivos (web, tablet e móvel) e sistemas operacionais (iOS e Android). Dito isso, esses diferentes canais não são idênticos por natureza — nem deveriam ser.
Personalize a experiência do aplicativo móvel tanto para iOS quanto para Android, de acordo com as diferenças sutis em seus sistemas operacionais. Aproveite os recursos específicos da plataforma e as diretrizes de design para criar uma experiência personalizada para cada plataforma, mantendo-se fiel à sensação geral.
Otimize a aparência e o design para diferentes tamanhos e resoluções de tela, utilizando fontes, ícones, cabeçalhos, designs de botões e cores diferentes para criar a melhor experiência do usuário para cada público.
Exemplo Aplicativos populares como Instagram e Facebook têm diferenças muito pequenas com base no sistema operacional em que estão sendo executados, até mesmo no tamanho da tela, tamanhos de fonte e até opções de menu. As permissões de integração para sua câmera ou contatos podem ser ligeiramente diferentes com base nos recursos chamados em diferentes sistemas operacionais.
Na maior parte, essas diferenças são extremamente sutis.
Coleta de Dados Responsável
De acordo com um estudo da McKinsey & Company, 87% dos clientes não farão negócios com uma empresa se tiverem preocupações com suas práticas de segurança. E 71% disseram que, se descobrissem que uma empresa havia entregado seus dados sensíveis sem sua permissão, parariam completamente de fazer negócios com eles.
Para ser capaz de extrair informações com responsabilidade, os profissionais de marketing devem demonstrar uma abordagem cuidadosa para a gestão de dados e a segurança do cliente.
Ganhe a confiança do cliente comunicando abertamente como você planeja coletar e usar os dados. Mantenha-se atento ao sentimento atual do cliente e esteja ciente das principais preocupações com privacidade para diferentes tipos de dados digitais. Esteja ciente das regulamentações de privacidade de dados como o CCPA ou o GDPR, e certifique-se de estar em conformidade com quaisquer requisitos.
Permita que os clientes optem por não participar da coleta de dados e forneça-lhes opções claras para exclusão de dados. Siga todas as leis de consentimento necessárias e obtenha consentimento e permissão sempre que necessário. No mínimo, use criptografia adequada e medidas de segurança ao coletar, armazenar e gerenciar dados do cliente.
Realize a Personalização Impulsionada por Dados
Não confie apenas em seus instintos; maximize o potencial de seus esforços de personalização ancorando suas percepções e decisões em dados confiáveis.
Estabeleça metas claras para sua estratégia de personalização e considere quais métricas você usará para medir seu desempenho. Use os dados que você coletou para obter insights significativos e tomar decisões ricas em dados que o ajudem a melhorar sua personalização de aplicativos móveis. Teste e otimize continuamente usando testes A/B, permitindo que você identifique o que ressoa com seu público-alvo (e o que não ressoa).
Uma abordagem focada em dados para hiperpersonalização ajudará você a aprimorar seus esforços de personalização móvel e melhorar suas chances de sucesso.
Exemplo A Netflix não deixa nenhuma recomendação de conteúdo ao acaso. Eles estão constantemente analisando os dados do usuário para entender melhor o que cada cliente individual quer e oferecer a eles recomendações de conteúdo mais relevantes e atraentes. Eles aproveitam o histórico de visualização anterior, o feedback de classificação por estrelas e cada clique no aplicativo para entender melhor o que seus clientes estão procurando.
Mais do que isso, eles estão consistentemente melhorando a interface do usuário com base nos dados de uso, identificando onde diferentes usuários encontram obstáculos e simplificando a jornada do cliente de acordo.